sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

novo texto em http://www.projetomovola.com/ | veja em Sala.Blog
Projeto Mov'ola | estudos para CHrom.Aqui

Precisão e olhar atento. Camadas. Início.
_________________________________________________
Início de dezembro de 2010, e o projeto estudos em CHrom.Aqui agrega de volta os integrantes do Mov’ola. Reúnem-se na sala de dança do Centro Cultural São Paulo quase em escalas de ensaio, conforme as agendas e a cidade, múltiplas, permitem - sem, no entanto, perder o caráter de trabalho constante. Por enquanto são retomadas de partes dos espetáculos anteriores, mas apontando desde já ramificações para a nova estréia em pouco mais de um mês.
O processo desenha-se a partir do movimento, da relação entre os corpos e seus ritmos, recriando imagens antigas e propondo outras, renovadas, no espaço. Em cena, movimento e pausa. Precisão e olhar atento; encaixes. De coreógrafo para bailarinos, movimentação estabelecida e desenhada, interpretada com a liberdade da apropriação presente em quem dança.
A relação entre movimento e conceito começa a ser discutida como foco importante. Qual, ou quais, idéias acompanham, fundem-se ou estão intrínsecas à criação coreográfica? O que pretende esse trabalho, no momento em que encontra o público?
Pelas beiradas da sala de ensaio, fala-se sobre discutir as relações com a cidade e o tempo atual. Quantas camadas simultâneas de informação absorvemos e propomos nos espaços contemporâneos que habitamos? Camadas de compromissos. Camadas de horários. Camadas de ações. Conseguir ou não conciliar tantos olhares. Espaço-lugar(es) / Espaço-tempo(s). O paradoxo inevitável: vivermos imersos na velocidade e multiplicidade das informações (potencializadas pela tecnologia e sua presença cada vez mais abrangente), ao passo que por vezes conseguimos muito pouco tempo para muita coisa. Correr atrás de ter tempo para a vida. Quais tempos carregamos no corpo? Quais tempos são reais, e carregam valor e sentido verdadeiros em nossos percursos? E quanto, e quais, são tempos de ações fictícias ou distanciadas de nós mesmos?
Chroma Key: ambiente neutro, onde o espaço real pode ser recomposto por ambientes preenchidos de ficção. CHrom.Aqui: pela metáfora do espaço inicialmente imparcial, preencher a cena com camadas de imagens e movimento.
Este é o começo.
10 de dezembro de 2010
        

Nenhum comentário: